Precisamos falar de respeito

Autor - 22.4.19

Abraço de amigos

 Tempo de leitura: 2 min.

Eu tenho duas premissas básicas a respeito da sociedade:
1. "Meu umbigo é mais importante que o seu."
2. As pessoas não sabem assumir erros.

"Meu umbigo é mais importante que o seu."

Essa já é de longa data, mais de 15 anos que acredito e vejo ela acontecer todos os dias. TODOS OS DIAS. Ela derivou de quando eu era criança e a mãe dizia "o mundo não gira em torno do seu umbigo." Pois é. Não gira mesmo. Perceber isso é um ato não só de maturidade, mas de humanidade coletiva.

Entre os exemplos que cabem esta minha máxima pessoal: pessoas furando fila no caixa, sentando em bancos destinados aos preferenciais (e às vezes, fingindo dormir para não ceder o lugar para o preferencial na sua frente!), avanço no sinal vermelho, etc. Com certeza você já pensou em uma meia dúzia de exemplos só de eu começar a citar.
Para mim isto é puro egoísmo advindo da frase "meu umbigo é mais importante que o seu, eu sou melhor e por isso foda-se você."

As pessoas não sabem assumir erros.

Esta é mais recente, tem cerca de um ano mas já tem se mostrado extremamente aplicável nas situações cotidianas. Ainda que pedir desculpas não seja o auge, afinal, o ideal seria nem dar o motivo para o qual ter que se desculpar, porém, do meu ponto de vista, é o mínimo que se há de fazer diante de um erro cometido. Não dói e nem paga imposto.

Às vezes o erro é grande e irreparável como atropelar o cãozinho de alguém e este perder sua vida. Mas pode ser algo quase (eu disse "quase") insignificante como esbarrar em alguém no mercado.

O ato de falar "me desculpe" demonstra que independente de quem seja a pessoa do outro lado, você se importa com ela e você lamenta te lhe causado algum tipo de dano. É humano.


Tudo isto ao final se resume em: respeito. Respeite o coleguinha ao seu lado. Ele é humano como você. Ele é sujeito a sentimentos e falhas. Como todos outros nós.

Veja também

0 comentários

Obrigada pela sua mensagem!
Ela passará pela moderação e em breve será publicada.