Como comecei a gostar de papel?

Autor - 26.8.18

papel papelaria e origami

Tempo de leitura:  2 min 30 s.

Um exercício que tem sido interessante para mim, desde que iniciei o projeto desse blog, foi de fazer um levantamento de memórias de como eu comecei a gostar dos temas que quero abordar aqui (leia sobre o que eu quero com esse blog). E, então, resolvi compartilhar esses fragmentos que fazem parte da minha história.

Minhas primeiras lembranças com o tema "papel" me remetem à papelaria que minha mãe tinha na Galeria Tijucas, na década de 90, como mencionei quando me apresentei (clique aqui para ler minha apresentação). Quase ao mesmo tempo, pois ainda estava na pré-escola, fui apresentada à arte do origami. A diretora da escola era de descendência japonesa e tínhamos aula sobre essa cultura. Por conta do origami, volta e meia ganhava pacotes de papéis para dobradura mas a maioria era lindo demais para usar!

Pouco tempo depois, lembro de ter uma coleção de papéis de carta mas, o papel só voltou a ter um significado de peso novamente quando descobri papéis muito diferentes do que eu conhecia em uma papelaria no shopping Omar, isso já nos anos 2000. Esse período também coincide com meu interesse em design e, consequentemente, em um maior contato com pessoas dessa área que me apresentaram à loja Inventário¹ - um pedaço de paraíso na Terra.

De lá para cá o papel não saiu mais da minha vida: fiz vários cursos de papelaria, onde aprendi sobre pH, fibra, diferentes formas de fabricação (se você tem curiosidade não deixe de ver esse vídeo!) e, mais recentemente fiz um workshop de papel artesanal com fibra de kozo (maravilhoso Sr. Kamori², que de quebra dá uma lição de vida)

¹ A Inventário fica na rua Sete de Abril, 790 - Curitiba e dá para comprar pelo site (mas aconselho já ter conhecimento de gramatura e do papel que irá comprar):  http://inventariopapeis.com.br/
² O Kamori dá cursos em São Paulo, saiba mais em: http://kamoriarte.com.br/

Veja também

0 comentários

Obrigada pela sua mensagem!
Ela passará pela moderação e em breve será publicada.